segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Cocaína (Coca,Pó,Braite)





A cocaína é uma droga extraída das folhas da planta coca. Ela pode chegar até o consumidor na forma de pasta (a pasta base) ou na forma de pó (cloridrato de cocaína) que pode ser aspirado, diluído em água para ser injetado ou sob forma de uma base (crack) para ser fumado. A cocaína apresenta, inicialmente, efeitos bastante rápidos, produzindo euforia, "sensação de poder", "sensação de brilho", estado de excitação, hiperatividade, insônia, falta de apetite e perda da sensação de cansaço.


Com o aumento das doses, começam a aparecer sinais de irritabilidade, agressividade, "visões" (alucinações) e "viagens"(delírios), levando à toxicomania. Pode ainda produzir dilatação das pupilas, aceleração do coração, degeneração muscular, ansiedade, mudanças de ânimo e humor, pânico, pensamentos paranóicos, irritabilidade agressividade, inquietação, crises convulsivas, respiração rápida e irregular podendo ocorrer a morte por overdose.


Vários fatores parecem estar colaborando para essa escalada do abuso da cocaína entre nós. O principal parece resultar das dificuldades encontradas pelos traficantes internacionais em colocar a cocaína no mercado dos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, principalmente, as autoridades têm adotado, nos últimos anos, uma política rigorosa de controle e repressão. Assim, é natural que os traficantes procurem novos mercados, onde o controle e repressão sejam menores e haja algum dinheiro disponível para sua aquisição. O Brasil, como país em desenvolvimento situado no meio da rota internacional do tráfico dessa droga, apresenta condições razoáveis para a sua difusão. Devido aos motivos acima citados, o preço caiu substancialmente no mercado internacional do tráfico, tornando a droga mais acessível ao usuário brasileiro.


Quando o indivíduo fuma a chamada "pasta básica de coca", os efeitos observados são: euforia, tagarelice, irritabilidade, comportamento estereotipado, insônia, perda de peso e psicose tóxica ( alucinações, delírios, confusão mental). No Peru, onde seu uso é bastante popular, recentemente foi relatado que 188 fumantes dessa pasta, com idade de 16 a 25 anos apresentaram sintomas psicóticos graves. Devido a presença de restos de ácidos e solventes empregados na sua obtenção, tem aparecido também alguns casos de fibrose (endurecimento) pulmonar.


A aspiração da cocaína pura como rapé ou sua administração intravenosa ("pico"), produz os efeitos da droga em poucos segundos ou minutos. A euforia dura cerca de 20 minutos, às vezes menos. Com a injeção intravenosa pode haver efeitos mentais intensos e imediatos, com seu desaparecimento em poucos minutos. Pela aspiração nasal, demora um pouco mais e dura de 2 a 3 horas, às vezes até mais. A cocaína é uma droga reforçadora dos seus próprios efeitos. Isto quer dizer que o usuário, desaparecido o seu efeito inicial, é fortemente tentado a continuar o seu uso, empregando nova dose. Essas "sessões" de uso contínuo da droga costumam durar até que o produto acabe, ou, até que sobrevenha algum acidente ou interrupção inesperada.A sua excreção do organismo é rápida com meia vida (tempo para metabolizar e excretar a metade da dose) de aproximadamente 60 minutos e completa eliminação dentro de 10 horas. Sendo droga ilegal, geralmente misturada por traficantes, pode ter efeitos menores e menos intensos do que os acima descritos. Há também o risco de acidentes graves e até morte por "overdose" (dose alta), quando o indivíduo usa, sem saber, uma cocaína mais pura, sem que seu organismo esteja preparado para isso.

Um comentário:

Unknown disse...

meu chave chave isso, mas é massa